O qué é Freeletics? E ideal para você?

Depois dos duríssimos treinamentos do Freeletics, eu gostaria de fazer um post, ja com mais conhecimento sobre a verdadeira verdadera essencia do que é Freeletics. No meu primer post sobre O que é Freeletics? definia o que eu sabia sobre o treinamento, era bem POUCO. Agora, gracas a pratica, as reflexões e aos seus comentários, onde vocês compartilhabam as experiências eu sei MUITO.

O fitness é atualmente uma moda e estamos mais abertos as novidades: Boot Camp, P90X,  Insanity, TRX, Cross Fit, HIT sim, HIT, vocês vai escutar cada vez mais. O HIT virou uma moda, HIT significa “High Intensity Training” ou “Trenamiento de Alta Intensidade” trata-se de uma prática surgida nos anos 70, que virou uma moda, é cool. Eu me pergunto, porque muitas pessoas me perguntarom: Freeletics pode ser considerado um HIT? Olhemos que um HIT caracteriza –se por:

  • treinamento breve
  • exercicios breves
  • exercicios intensos
  • repetições calculadas para chegar até a “falha muscular”
  • ao finalizar você debe-se sentir literalmente “morto”
  • 3- 4 trenamientos na semana
  • “full body training”trenamiento de todo o corpo
  • trenamiento quasi casi total, não por grupos musculares
  • sistema baseado no descanso e por tanto na recuperção

Freeletics é novo por isso muitos começamos a treinar. Quem não cansou de ir para academia? ou não ficou desmotivado de fazer sempre o mesmo treinamento?  ou ficou desmotivado? ou se deixou levar para se jogar no sofá? O ser humano é “preguiçoso” por natureza. Mas o que eu quero dezir é que muitos começamos com Freeletics porque é novedoso, porque não queremos mais puxar peso na academia, porque falam que seu corpo muda em 15 semanas, e porque a vida está cheia de novos dessafios. E novedoso.

Analizando Freeletics, olhamos que não precissa de ir para academia para o praticar, pode praticar em um parque, uma quadra de futebol, até na sua casa, sem peso, sem máquinas, steps, bancos, etc. Algumas sessões precissam de uma pull-up bar, para fazer elevações e de uma pared, mas não precissa de mais. Só precissa do seu corpo. E simples e económico.

Alem de ser novo, simples e económico é breve, não requer de largas sessões de maratona. E breve.

Freeletics é um high-intensity bodyweight workout, como olhamos acima um HIT “High Intensity Training”. E o HIT=Freeletics, é um treinamento muito exigente, super intenso, que procura com propósito atingir um nivel extremo de esforço pela intensidade altísima dos exercisios. Se sentir extenuado é a regra. Por que é tão extremo? Porque exercisios de esforço extremo a alta intensidade, estimulam nosso corpo tudo e potenciam o crescimento muscular e a força. Por isso muitos exercisios do Freeletics como push ups, sit-ups, jumping jacks, aparecem em filmes associados a soldados, lutadores, como  Rambo ou Rocky.

O objetivo é chegar a seu limite, a “falha muscular”, chegar a perder a respiração, sintindo 2 repetições finais como 100 repetições, que ao finalizar só precisse de se deitar, mas deitado não se sente a vontade. Isso tudo é perfeito para o desenvolvimento muscular (o coração também é um músculo) porque otimiza a estimulação das fibras musculares.

Pelo treinamento a alta intensidade você deve respeitar o descanso porque o treinamento se basea também na recuperação dessas fibras musculares. Atenção! tem que respeitar o treinamento de alta intensidade, não temer o HIT, mas é tão exigente (bem feito) , que cualquer um poderia se machucar se não conseguem dar seu 100% porque se não respeita o descanso já terão gastado essa energia ou terão sobrecarregado seus músculos.

Agora a pregunta do milhão. Freeletics é ideal para você?

Freeletics, é ótimo, é legal, como ja vou ir falando nos meus posts, tem muitas vantagens, mas também desvantagens. Posso afirmar que o Freeletics no é ideal para tod@s. Os que ja experimentarom ja sabem por que eu falo isso. Um iniciante está mais cómodo em um treino de baixa intensidade, porque o aumento da intensidade pode lhe levar a se machucar. E precisso estar em forma para aproveitar o 100% do treino, para aproveitar a “falha muscular” e que a falha não nos fazer parar ou nos machucar,  para nos sentir menos “mal” durante, e sobre tudo, depois do Freeletics. ¿Por qué? Porque uma pessoa treinada acorta o tempo de recuperação.

As pessoas com sobrepeso deberiam começar por pegar condicionamento físico com treinamento de larga duração e baixa intensidade, justo o contrário do Freeletics. Só depois, por qué não Freeletics? Sendo sincero, não gostaria que ninguém se machucasse pelo meu exceso de motivação. As pessoas sem costume de “sofrir” e sem ter feito sporte a alta intensidade, começaram pelo efeito novidade de Freeletics, mas é mais difícil manter a motivação, quando você saibe que vai sofrir muito mais que fazendo 40minutos de treinamento a baixa intensidade. Só ganharão a Freeletics os que sejam mais fortes mentalmente. Não precissam de ser Rambos, mas tem que saber o que significa um treinamento de altísima intensidad como Freeletics. Por isso temos que saber que pode ser que tenhamos que dedicar um tempo a nos preparar, pegando a forma suficiente para o Freeletics.

Freeletics pode nos ajudar a melhorar nosso estado físico, mas temos que partir de um bom estado físico anterior, para chegar a pegar músculo, para chegar a quemar gordura, para melhorar nosso cardio, para fugir da rutina dos work outs comuns, para otimizar nosso treinamento anaeróbico, etc. Eu recomendaría não utilizar o Freeletics como único sporte, porque variar a forma do nosso treino garantiza melhores resultados, como na alimentação, variedade.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *