O que é Freeletics?

Surfando na Internet descovrí o Freeletics. O que é Freeletics? ¿O que signfica Freeletics? Freeletics? Free Letics? A verdade não há muita informação sobre este conceito novedoso de treinamento ou desses work outs. Resulta recolher informações porque Freeletics não vem dos Estados Unidos, vem da Europa (Alemanha) é por isso não há muita informação. O nome vem de Free, algo livre e de Letics, da palavra Athletics, entrenamento esportivo.

Eu sinceramente, hoje ja posso afirmar que conheço o Freeletics, pois ja experimentei o entreinamento durante as 5 semanas. Freeletics  é um high-intensity bodyweight workout. Vou explicar melhor, Freeletics é um treinamento de altíssima intensidade que utilizar o peso do proprio corpo. A alta intensidad nos leva a experimentar ums resultados inacreditaveis, embora que o tempo do treinamento seja reducido (5-45minutos). Ao estar baseado no peso do proprio corpo, não há excusa porque podemos fazer Freeletics em cualquer lugar que nos encontremos. A duração não pode ser um motivo para não começar, pois não investiremos muito do nosso preçado tempo.

Freeletics é muito novidoso, innovador, trata-se de um programa ideado por ums treinadores da cidade de München, Alemanha. Pode ser praticado em cualquer lugar, o melhor, nos nossos parques brasileiros, numa quadra de futebol, de basket, até no nosso apartamento. Você não precissa de equipamento, só você e seu corpo. Para algums work outs precissaremos de um barra fixa para as pull ups e também de uma pared, mas é só isso o que precissaremos de equipamento. Facil e barato não é?

Minha experiencia é muito positiva, trata-se de um programa muito motivante que te leva até o limíte para gerar ótimos resultados. Cada sessão é um reto, uma luta, porque você precissa de um cronómetro para medir o tempo da sessão e batir sempre os nossos tempos. A luta é você e o tempo. E importante fazer a sessão tão rápido como seja possivel. A sessão dura entre 5 – 45minutos e pode ser feita sozinhos o em grupo com a galera.

O conceito está baseado em um App, agora que estão na moda. O App serve para medir o tempo e o desempenho e evolução para poder nos comparar com outros atletas do mundo enteiro. No momento eu acho melhor falar atletas da Alemanha, porque é lá onde está na moda e se expandendo lentamente para fora. O App está ainda só disponivel para Iphone e não para Android. A conexão a Internet do App é o secredo da motivação do Freeletics, porque mexendo com o Iphone depois de cada sessão há até uma voz para nos dar dicas motivacionais e calcula os tempos para depois nos comparar com o resto dos atletas e evaluar o treinamento. Essa função do App não é o que eu quero do Freeletics, mas é muito interessante para essas pessoas que tem preguiça em fazer esporte. A eles o App vai lhes ajudar muito.

Faz ums meses ganhei um TRX, porque depois de muitos anos de Academia (quasi meia vida), agora eu me interesso mais por treinamentos com o proprio corpo e nessa categoria Freeletics é para mim o Rei absoluto. Tem muita pessoas mostrando o corpo antes e depois, muitas se alimentam com shakes de proteinas. Eu sego Freeletics com alimentação natural sem shakes, porque eu quero experimentar a eficiencia e a resistencia dos treinamentos para otimizar ainda mais meu corpo.

Freeletics está composto de uma versão gratuita de 5 semanas, para testar, para conhecer o Freeletics e, sobre tudo, parao conhecer a reção do nosso proprio corpo. O treinamento de 5 semanas é:

Semana 1 APHRODITE (día 1, día3, día 5, día 7)

  • 50 burpees, 50 squats, 50 sit-ups
  • 40 burpees, 40 squats, 40 sit-ups
  • 30 burpees, 30 squats, 30 sit-ups
  • 20 burpees, 20 squats, 20 sit-ups
  • 10 burpees, 10 squats, 10 sit-ups
  • FIM!

Semana 2 MAX y APHRODITE (día 1Max, día 3 Aphrodite, día 5Max, día 7 Aphrodite)

  • PUSH UP MAX,  100 segundos Push Ups
  • SQUATS MAX, 300 segundos Squats
  • FIM!

Semana 3 DIONE ou  ZEUS,

DIONE é orientado a Cardio, resistência. 3 rodadas (día 1, día3, día 5, día 7)

  • 75 jumping jacks, polichinelos
  • 25 burpees, as terríveis burpees do Aphrodite
  • 50 leg levers, elevações de pernas, deitado elevando as pernas juntas até 90º
  • 75 jumping jacks, polichinelos
  • 50 sit-ups, abdominales do Aphrodite
  • 25 burpees, repetição
  • FIM!

ZEUS é orientado a Strength, força, músculo. 4 rodadas com 2 mins de pausa obrigatória entre rodadas (día 1, día3, día 5, día 7)

  • 05 HS pushups, parada de mãos, flexões até tocar cabeça o chão. Novidade
  • 15 pull-ups, passando o queixo acima da barra. Novidade.
  • 25 push-ups, as flexões do Max
  • 35 sit-ups, as abdominais do Aphrodite
  • 45 squats, as squats do Aphrodite
  • FIM!

Semana 4 METIS, rodadas (día 1, día3, día 5, día 7)

  • Burpees 10, 25, 10, as flexões do Aphrodite
  • Climbers 10, 25, 10, em posição de flexão levar a ponta do pé esquerdo até a altura da mão esquerda, e repetir com pé direito até mão direita. Cada lado=1repetição!!! Sempre sem elevar o pé do chão.
  • High Jumps 10, 25, 10. Em pé, saltos, pernas pulam do chão até os joelhos tocar ombros
  • FIM!

Semana 5 HELL WEEK

  • Día 1: Dione ou Zeus
  • Día 2: Squat MAX y Pushup MAX e Metis
  • Día 3: Dione
  • Día 4: Aphrodite
  • Día 5: Dione ou Zeus
  • Día 6: Aphrodite
  • Día 7: Dione ou Zeus e Metis e Squat MAX
  • Día 8,9,10: Descanso.

Essas 5 semanas serão suficientes para testar se vocês curtem do Freeletics, se vocês  “sobreviveram” ao Freeletics, vocês poderão fazer as 15 semanas de duro treinamento. Se seu desempenho foi melhor na versão Cardio (Dione) ou na Strength (Zeus) vocês poderam  optar por uma das 3 opções pelas 15 semanas:

  • Cardio (para mulheres),
  • Cardio/Strength (equilibrio Cardio e Força)
  • Strenght (Força)

34 pensamientos sobre “O que é Freeletics?”

  1. Oi, moro em München e ouvi falar do Freeletics e queria saber como são estes exercícios pra eu poder fazer também em casa. Tem um grupo que se encontra aqui para praticar o Freeletics mas não posso ir porque tenho um bebe e fica complicado. Aguardo sua resposta. Gracias

    1. Olá Ana Luiza,
      parabéns pela cidade onde você mora, uma das melhores do mondo e parabéns pela vontade de fazer Freeletics.
      Bem, Freeletics é ideal porque você não vai precissar de muito tempo.
      Imagino que você pode entender o espanhol, de uma olhada ao post: http://www.juanseiz.com/que-es-freeletics-parte-2-es-idoneo-para-todos/
      Depois se você tem vontade de começar dexei seu endereço de e-mail no http://shop.freeletics.com/ e você receberá o treinamento cada semana. São 5 semanas de graça.
      No meu blog na Categoria “Freeletics” (na direita embaixo de “Entradas recientes”, “Etiquetas Archivos”) você pode consultar os posts de mais novo a mais velho das 5 semanas
      completas com muitas dicas e tempos para otimizar seu treinamento.
      Abs;
      Juanse

  2. Olá, comprei o meu treino do freeletics e não estou entendendo muito bem. Por exemplo, no primeiro dia o treino é o “aphrodite”, que está na letra “A”. Minha dúvida é se eu faço apenas o aphrodite ou faço todos os que aparecem? Cada sessão é um dia de treino? Se puder me responder no meu e-mail, agradeço a gentileza. Obrigado!

    1. Olá Guilherme,
      qual guia você comprou?
      Cada sessão é um dia de treino. O Programa da Freeletics está estruturado para descansar um dia entre as sesões.
      O descanso é fundamental nos HIT (High Intervarl Training)
      Keep Pushing.
      Abs;

  3. Olá Juan, estou receoso para aderir ao programa porque meu joelho direito não é muito forte… a um tempo atrás, eu inventei de correr pela cidade, depois de 1 semana e meia, meu joelho começou a doer…. vai lá que faço sessões de agaxamento e me arrebento ?
    Eu não teria que fazer um reforço muscular em academia ?

    1. Olá Guilherme,
      antes de reponder precissaria saber que aconteceu exatamente a seu joelho direito?
      Porque ele não é muito forte e doe depois de corrar?
      Att;
      Juanse

  4. Olá Juanse!

    Estou com algumas duvidas!
    1- Devo fazer aquecimento antes do treino, tipo 10′ de bike? (é o que eu tenho feito)
    2- Se não aguento fazer as 50 burpees, passo para o próximo exercício ou vou fazendo devagar (bem devagar) até conseguir 50?
    3- Alongamentos antes ou depois, ou sem alongamentos?..rsrs

    Obrigado pela atenção!

    1. Ola Lucas,
      benvindo ao Freleetics.
      1- Sempre fazer aquecimento pois é básico para não nos machucar. Te recomendo olhar o post sobre o aquecimento http://www.juanseiz.com/o-que-e-freeletics-aquecimento/
      2- Não passe ao próximo, beeem devagar até conseguir 50. E melhor acabar 50 burpees, 50 squats, 3o situps e fim que não passar exercícios. O objetivo é terminar uma sessão.
      Então se não da para completar as 50 é porque vc está cansado, então fim da sessão e na próxima sessão volte a començar. Só assim conseguirá terminar a sessão enteira.
      3- Depende de sua forma física. Eu não faço

      Espero seus coméntarios!
      Abs;
      Juanse

  5. Boa noite Juan!

    1-Lá tem a ordem correta dos exercícios, é fácil entender?
    2-Não entendi a parte do aplicativo. Preciso de um IPhone para treinar? Ou consigo visualizar pelo meu computador?
    3-Com 15 semanas o treino se acaba? Quanto custa ?

    1. Olá Junio,

      1- essa é a ordem correta do treinamento de 5 semanas. E fácil de entender. Se não você pode me escrever e eu responderei contestando as dúvidas.
      2- Freeletics pode ser treinado com o smartphone ou sem, como eu. O Smpartphone serve como cronógrafo e para interatuar. Você não precissa.
      3- Tem depois 3 tipos de treinamentos de 15 semanas (cardio, Cardio+Strenght, Strength) Não sei o preço pois agora parece que eles vendem suscrições.
      O valor de cada guia das 15 semanas eram tipo R$120,00.

      Cualquer dúvida ja sabe…
      Força,
      Juanse

  6. Boa noite Juanse, obrigado pelo retorno.

    Me cadastrei e logo já tenho dúvidas. Aparece 3 opções, Musculação, Cardio ou Ambos. Não sei qual devo escolher.

  7. Juanse, é muito difícil entender, estou quase desistindo. Achei em Workouts: Workouts Disponíveis e Mas Disponível. Mas não explica como treinar. Vc colocou na Semana 2 MAX y APHRODITE (día 1Max, día 3 Aphrodite, día 5Max, día 7 Aphrodite)

    PUSH UP MAX, 100 segundos Push Ups
    SQUATS MAX, 300 segundos Squats
    FIM!

    Mas não fala qual Max devo treinar no dia 1 e qual devo treinar no dia 5. Pois tem dois tipos, Pushup e Squatup.

    1. Oi Junio,

      nunca desista nunca.
      Depois da semana 1 Aphrodite, temos uma semana de transição chamada MAX.
      Depois do Push Up Max você façe o Squat Max. Essa semana deveria fazer 2 Max e 2 Aphrodite.

      Abs;
      Juanse

      1. Obrigado Juan.

        Tentei fazer o primeiro do Aphrodite, Ciclo 1 50BURPEES, e é muito difícil, cansa muito, não consigo terminar. Se para no meio dessa série, o que devo fazer? Descanso um pouco e retomo de onde parei, ou devo iniciar tudo novamente?

        Obrigado

        1. Boa noite Juno,
          passar as 50 burpess não é fácil não. O objetivo é terminar e depois terminar sem pausas. Tente cumprir o primeiro: terminar. Para isso faça
          tudas as pausas que você precisse. Mas para isso eu sempre recomendo fazer ilimitadas sessões de Aphrodite até atingir o objetivo que é acabar,
          e só depois começar de novo com as 5 semanas e cumprir a programação.

          “A tope”
          Keep pushing Junio
          Juanse

  8. Boa tarde eu quero comprar os treinamento, e iniciar o exerci sio,
    eu tenho 112,5 kilo e tenho 175 de altura.
    não entendo nada de academia, vocês pode me ajudar?

    att,

    Luis Carlos Gomes

    1. Cara eu comecei a fazer ontem e é puxadissimo…eu sugiro que você primeiro comece dando umas carridinhas até perder um pouco de peso e pegar um pouco de resistencia, senão não vai conseguir fazer nem o primeiro
      workout.

      Abraços

  9. aee consegui completar um treino inteiro, no ultimo dia da segunda semana, me senti otimo, e sem forças para levantar, hoje um dia depois ainda estou com os músculos cansado, sem dor mas cansados. bom, agora quero ver se consigo uma semana inteira com treino completo de aphrodite, depois vamos ao próximo passo.
    quero ver se começo com um whey apos os exercicios, pois estou fazendo a noite entre as 22 e 23 horas, e esta dificil se alimentar nesse horario.
    Dos resultados ja estao aparecendo, esqueci de fazer fotos, vou tirar uma hoje e iniciar oficialmente as 5 semanas amanha.

    Alan Guedes

    1. Olá Alan,
      parabéns pela decisão e pela motivação.
      Qual é o seu objetivo com Freeletics, perca de peso ou ganho em musculatura?
      Só desse jeito eu posso te recomendar a melhor alimentação.
      Keep pushing.

      Abs,
      Juanse

      1. Opa, na verdade meu objetivo é os dois, tenho 1.74 e 85 kg, pretendo baixar para uns 78 a 80 e quero ficar malhado, nao fortão mas malhado.
        Ontem terminei minha terceira semana de aphrodite e consegui concluir todos os dias (tirando o pulinho do burpees) esse me mata, tirando esse pulinhos fiz 44min 39mim 33.30mim e 34.40mim no ultimo dia foi pra matar, tentei fazer com um pouco mais de tecnica e isso me matou pra ficar abaixo dos 35mim tive que dar um gas no final.

        1. Olá Alan,
          entendi. Eu também só posso fazer os treinamentos bem tarde, mas ums dos segredos do Freeletics é a ativação do metabolismo.
          Depois do seu treinamento seu corpo está ativado e queimando gordura a maior ritmo. Se você consiguese fazer o treino mais cedo conseguiria baixar mais.
          Deixe o whay apos os exercicios pois não é o que você precissa agora. Tente de comer alguma omelette de 2 ovos com alguma torrada de pão integral, de cereais. O leite com granola. Agora para baixar você vai precissar de sentir até um pouco de fome, pois tem que baixar a sua ingesta calórica. Só assim você conseguirá baixar de 80kgs.
          Parabéns cara, porque se vocè reparou na força que precissa e tirou o pulinho, vai pelo camino certo, pois está prestando atenção a técnica. Lembre técnica, técnica. A limpeza dos seus movimentos favorecem um melhor desenvolvimenteo dos seus músculos, pois treinará os certos e evitará lisões.

          Abs;
          Juanse

  10. Olá!!
    Sou iniciante. Gostaria de saber sobre a carga dos treinos. Ex:
    Começo por aphrodite no ciclo 1. Quero saber se quando eu estiver fazendo o ciclo 2, se eu tenho que continuar fazendo o 1, totalizanado 30 de cada exercício. Se for assim, um dia terei que estar fazendo os 5 ciclos de uma vez só? 150 de cada?

    Agradeço a ajuda.

    1. Olá Pereira,
      o programa se compoe de sessões de treinamento com um nomes gregos (Aprhodite, Dione, Zeus, etc)
      Se você tem que fazer Aphrodite e a sessão COMPLETA está composta de:
      50 burpees, 50squats, 50sit-ups
      40 burpees, 40squats, 40sit-ups
      30 burpees, 30squats, 30sit-ups
      20 burpees, 20squats, 20sit-ups
      10 burpees, 10squats, 10sit-ups
      Debe fazer os 5 ciclos, começando pelas 50, ate chegar as 10. 105 de cada isso.
      Você consegue entender este post? http://www.juanseiz.com/freeletics-sesion-1-una-pasada/ Eu vou fazer o post em português.
      Abs,
      Juanse

  11. Olá,

    Tenho a mesma dúvida que o @Pereira, li todos os comentários, inclusive o treino, achei bacana demais, até agora foi o lugar que mais esclareceu minhas dúvidas para começar seguir certinho os treinos, mas, como o Pereira queria saber se uma sessão completa significa executar os 5 ciclos em um mesmo dia?

    Acredito que sim e já estou percebendo porque o resultado é certo, os treinos são absurdos de puxado!

    Um abraço!
    Gui

    1. Olá Gui,
      tem que executar os 5 ciclos seguidos, sem descanso na mesma sessão de treinamento, não no mesmo dia. Não da para fazer 100 reps de manhá e 50 de noite.
      As 150 burpees, 150 squats e 150 sit-ups tem que ser corridas em uma sessão. No momento de acabar com o ciclo de 50 tem que pular para o ciclo de 40, assim
      até chegar as 10 e acabar o ciclo com a última sit-up. Tem pessoas que não conseguem e outras que façem Aprhodite em 1 hora. Eu consego baixar de 19mins fazendo
      as 150 burpees, 150 squats e 150 sit-ups.

      Como está seu tempo? Sempre tem que usar o crono.

      Abs,
      Juanse

      1. Juanse,

        Obrigado por esclarecer minha dúvida. Procurei me informar melhor e entrei em um grupo no facebook “freeeletics brasil” encontrei outras pessoas que fazem também, agora consegui entender bastante. Eu sinceramente não consigo terminar o Afrodite ainda, tenho me esforçado através de outros como “Dione” e “Metis” que considero mais facil. Eu estava muito tempo sem treinar, estou aos poucos me acostumando, mesmo quem faz musculação (a 1 ano atras eu fazia todos os dias) não está acostumado com um treino tão puxado desse, a carga na academia você quase sempre escolhe com facilidade, no freeletics é um pouco mais complicado diminuir a “carga” tendo em vista que ela é o seu próprio peso. Assim que tiver conseguindo finalizar o Afrodite, pode ter certeza que venho compartilhar com você, e parabéns pelo seu tempo, admiro bastante porque sei o quão dificil é atingir um Afrodite em 19 min! Tomei liberdade e adicionei você no facebook, se quiser aceitar, estou lá como “Gui Santos” abraço!

  12. Tenho uma dúvida sobre a continuidade do Freeletics após a execução de todas as sequencias, ou seja, após os 45 dias e objetivos conquistados, o que ocorre então ? Devo reiniciar toda série desde o Aphrodite ?

    Muito obrigado.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *