Por que abrir uma franquia

Faz 3 dias falaba com uma sucedida executiva brasileira de uma grande multinacional. Ela tinha emprendido um negócio e ja o tinha fechado. Como eu estou cada dia mais em contato com as principais franquias do Brasil falamos sobre se ele não tivesse tido maior sucesso se tivesse adotado o modelo de franchising- franquia. Na conversa muito interessante a pergunta foi que por que abrir uma franquia.

Para responder a questão de por que abrir uma franquia, me interessei muito por as causas do fracasso do seu negócio. Efetivamente as causas forom um pouco de inexperiência e de não atenção a negócio, uma loja de cosméticos. A franquia pos ser ja um modelo testado (dependendo da franquia) nos da uma segurança. Se abrimos uma franquia de fast food de McDonald´s sabemos que esse modelo está tão testado que é quasi imposivel não ter sucesso com esa franquias.

Alem de um modelo testado quando nos fazemos franqueados estamos dispoendo automáticamente de uma marca com reputação no mercado. No casso da executiva ninguem conhecia a loja e o nome de loja de uma praja de Bali não ajudaba a esse reconhecimento da marca. Conversamos muito sobre se vida curta de aquele negócio que ela teve.  Afirmei 100% seguro que se esse negócio tivesse sido uma franquia não tivesse “morto” tão cedo.

Por que abrir uma franquia

Uma das rações para o negócio morir foi a falta de atenção que seu parceiro diou para a apertura da loja. No sistema da franquia o franqueador, para isso é paga uma taxa de franquia, ajuda, apoia para que com previsões realistas e não nos sintendo sozinhos consigamos atingir nosso objetivo que é obter um lucro. O franqueador tivesse aminorado claramente os riscos se tivesse contatado com  franquias  de cosméticos em vez de inagurar uma loja com um nome de uma praja de Bali.

Quando eu perguntei sobre os produtos que a loja vendia, ele ma respondia que ela vendia produtos que sua empresa ja não usaba, stocks de mercaderias e produtos que ela obtia com grandes descontos. Não parecia que tinha um processo de escolha minucioso até o ponto de venda. Um dos negócios para a franqueadora é vender produtos a seus franqueados. Esses grandes volumenes geram preços mais baixos para o franqueado, mas eu destaquei para ela que quando você vende produtos que ja viou que funcionam na mesma franquia em uma região diferente, vocè aproveita alem dos preços uma garantia que permete a você quasi delegar as compras e se centrar em gestionar sua franquia.

A conversa finalizou ele me perguntando que qual franquia no setor de cosméticos, parfumaria recomendaba. Minha escolha foi clara, sem dúvida eu falei para ela. No dia seguinte eu recebi um e-mail onde ela agradecia a conversa e falaba que estaba certa que se ela tivesse tido esa conversa ums anos atrais ela tivesse escolhido entre franquias de cosméticos, franquias de estética ou franquias de parfumaria em vez de começar desde zero seu negócio.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *