Que é o Franchising ou Franquear?

Muitos temos o sonho de ser feliz, ganhar muito dinheiro, trabalhar prazerosamente, ser nosso próprio chefe, em resumo: ter nosso próprio negócio Os sócios com ideias geniais ou projetos não chegarão se não temos uma rede de amigos emprendedores para participar em négocios, por isso  o Franchising ou Franquear responde as pessoas que sonham com empreender. Mas que é o Franchising ou Franquear?

O contrato de Franquia ou Franchising é básicamente segundo a Lei das Franquias “o sistema pelo qual um Franqueador cede ao Franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício” O Franqueado é autorizado a operar em um mercado definido e utilizar um sistema de operação e gestão de um negócio de sucesso”.

O Franchising, permite ao Franqueador entrar em mercados nos quais não poderia entrar com seus recursos. Imagine só o dinheiro que teriamos que investir para criar uma imagem de marca, um logo, um produto, um processo, para ganhar um cliente. O realmente importante no conceito de Franquia ou Franchising é o acesso do Franqueado aos produtos ou serviços do Franqueado, que são oferecidos aos consumidores. Como contraprestação o Franqueado paga  um certo valor pela franquia e mais uma comissão mensal (royalties) e o Franqueado usa a imagem da franquia mas é responsável pelos seus atos (autonomía do contrato de Franquia) o Franqueador não se responsabiliza pelos atos do Franqueado. Podemos afirmar que a relação de Franquia trata-se de um negócio altamente lucrativo.

A Franquia tem muita chances de sucesso para as partes. Para o Franqueador Franquear significa ampliar seu negócio, aumentando seu faturamento da empresa, ganhando tamanho e levando a sua marca mais rápidamente a todos os lugares. Para o Franqueado é uma forma “fácil” de establecer um négocio próprio sobre a proteção de uma Franquia de sucesso, bem reconhecida (escolha depende do Franqueado).Para o Franqueador podemos afirmar que o setor no Brasil tem um alto grau de amadurecimento e profissionalismo, e as Franquias oferecem grande suporte e apoio aos Franqueados.

O Franchising é uma ótima forma de crescer (Franqueador) emprender (Franqueado) no mundo dos negócios, mas para que isso aconteça o sucesso do Franchising depende quasi sempre do trabalho ou empenho do Franqueado.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *